No dia 10/05 foi realizada a Capacitação para o Diagnóstico, parte do projeto de Diagnóstico da Situação da Criança e Adolescente criado pelo CMDCA de Santa Cruz da Esperança-SP, que foi contemplado pela CPFL Energia como um dos 12 projetos de diagnóstico de 2017 aprovados em todo o estado de São Paulo.

Este projeto tem duração de 7 meses e de forma inovadora propõe um diagnóstico regional que engloba também os municípios de Serra Azul-SP e Cajuru-SP.

A capacitação foi ministrada pela Veruska Galdini, da empresa Fluxso de São Paulo-SP, com apoio dos consultores Ricardo Azevedo e Lícia Figaro, da empresa Orion Soluções de Birigui-SP, responsável por assessorar os CMDCAs de Santa Cruz, Serra Azul e Cajuru em todo o processo do diagnóstico.

A capacitação contou com a presença de secretários municipais, conselheiros de direito, conselheiros tutelares e técnicos das áreas da educação, social, saúde e segurança dos três municípios, totalizando 38 pessoas. O prefeito de Santa Cruz da Esperança, Dirmar de Brito, saudou os participantes dos três municípios e reforçou a importância do diagnóstico para formulação de políticas públicas para atendimento da criança e o adolescente.

Na capacitação foram abordados os temas: Para que serve um diagnóstico? O conselho de direitos como coordenador do processo. A metodologia do diagnóstico e a sua fundamentação no ECA. A relação do diagnóstico com as ODS – Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU. O diagnóstico como base para formulação de políticas de atendimento e inclusão de programas de trabalho no orçamento municipal. A importância e a dinâmica do trabalho em rede. No final da capacitação foram feitos os primeiros levantamentos sobre que perguntas que queremos ver respondidas pelo diagnóstico e como podemos obter respostas.

O resultado desta capacitação dará subsídios para a primeira oficina com a comissão do diagnóstico com pessoas dos três municípios, que será realizada em Santa Cruz da Esperança-SP nos próximos dias 01 e 02 de junho.

Capacitação para o Diagnóstico da Situação da Criança e do Adolescente de Santa Cruz da Esperança,-SP, Serra Azul-SP e Cajuru-SP
Tags: